ADAPTAÇÃO 


 No filme A Chegada existe a premissa do contato entre humanos e alienígenas, neste cenário, os extraterrestres usam uma escrita totalmente desconhecida, capaz de mudar a percepção dos humanos que a aprendem. Paralelo a isso, a discussão sobre o uso de pronomes neutros vem ganhando destaque no idioma português, ficando cada vez mais evidente as novas realidades que uma cultura apresenta a uma linguagem. Para desvendar esta problemática, é possível usar conceitos históricos e filosóficos já fundamentados.


Primeiramente, fica evidente no escopo histórico a constante evolução de um idioma. Sendo usado desde os primórdios, a fala e escrita de um povo avançam conforme a necessidade, rebuscando seu vocabulário, desenvolvendo regras e criando novas palavras - exemplos disso são a versatilidade dos pronomes nas línguas inglesas e alemãs. Portanto, uma evolução cultural impacta diretamente  em seu idioma - o que vem acontecendo com o português, desenvolvendo naturalmente uma aproximação aos novos pronomes.


Paralelamente, as teorias socráticas reafirmam ainda mais estes conceitos. Segundo o filósofo Sócrates, para se atingir a verdade, o indivíduo deve procura-lá sem a pretenção de a adquirir, assim, sempre evoluindo. De mesmo modo, as linguagens evoluem infinitamente, com o objetivo de alcançar a cultura acompanhada. Portanto, a crescente discussão sobre o uso do pronome neutro é um reflexo do nascimento de uma nova característica. Lenta mas constantemente, a língua portuguesa evolui.


Fica claro, portanto, a necessidade do auxílio governamental na fundamentação dessa nova realidade. Como solução, o Ministério da Educação em conjunto com a Academia das Letras deve implementar, gradativamente, novas regras e conteúdos curriculares nas escolas por meio de mudanças nas leis - tanto gramaticais quanto constitucionais - com a finalidade de adaptar a população ao uso do pronome neutro. Desse modo, a linguagem brasileira poderá mudar a perspectiva daqueles que a conhecem, assim como proposto no filme "A Chegada".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog